Dispositivo de Proteção Contra Surto
- David Filho
- 2 de mai. de 2014
- 2 min de leitura

Por que proteger?
A operação de sistemas eletrônicos pode ser severamente afetada em função da ocorrência de surtos provocados
por descargas atmosféricas ou eventos de chaveamento no sistema elétrico de potência. Esses fenômenos causam
por um período curto de tempo uma elevação brusca na tensão nominal do sistema, quer seja de alimentação elétrica, de comunicação de dados, de telefonia ou de automação de processos, com consequências às vezes devastadoras. No caso das descargas atmosféricas, um equipamento instalado a quilômetros de distância do local
da queda do raio está sujeito à sérios riscos de queima em função da formação de campos eletromagnéticos e consequentes sobretensões induzidas e conduzidas pelos cabos. Todos os equipamentos eletrônicos presentes nas instalações industriais, comerciais e residenciais, tais como computadores, equipamentos de controle e automação, centrais telefônicas, equipamentos de TV a cabo, centrais de alarmes, sistemas de telemetria e aquisição de dados, entre outros, correm risco de sofrer danos.
Onde instalar?
A localização de Dispositivos de Proteção contra Surtos - DPS para uma adequada proteção dos equipamentos eletrônicos sensíveis contra as descargas atmosféricas e seus efeitos deve ser baseada no conceito de zonas de proteção, que consiste em dividir o volume da instalação a ser protegido em fronteiras. Nelas, são definidos
locais com maior ou menor suscetibilidade à ocorrência de descargas atmosféricas diretamente na estrutura ou próximas e classificadas segundo a severidade e suportabilidade dos sistemas às sobretensões e sobrecorrentes transitórias.
Fonte: Catálogo Técnico Clamper 2013
___________________________________________________________________________
Não se esqueça...
Antes de tudo, para que o DPS tenha um funcionamento eficaz, é necessário que as instalações elétricas a serem protegidas possuam um bom sistema de aterramento pois, as correntes de falta provenientes de descargas atmosféricas ou pelos eventos de chaveamento no sistema elétrico de potência deverão ser escoadas através dele. Caso contrário, estas altíssimas correntes circularão por toda a instalação elétrica, danificando todos os aparelhos conectados a ela e possivelmente gerando distúrbios para a rede elétrica de distribuição.
Leia também -> Aterramento: O Que Ele É e O Que Ele Faz?
Comments