Projetos Luminotécnicos: Até 70% De Economia De Energia Elétrica
- David Filho
- 8 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
O uso da energia elétrica de forma responsável pode melhorar a qualidade de vida dos usuários, preservar o meio ambiente e reduzir a sua conta de luz.

O projeto luminotécnico é uma forma de unir a técnica com a arte da iluminação, utilizando produtos de qualidade que resultam em ambientes agradáveis, equilibrando a incidência de luz da maneira que se espera para o espaço. Em tempos de elevação no preço da energia e risco de racionamento, é fundamental prestar atenção no projeto luminotécnico, pois sendo adequado, ele consegue economizar até 70% de energia elétrica, por meio de lâmpadas e acionamentos diferenciados, visando um consumo inteligente.
Neste cenário acima, uma solução eficaz, de acordo com as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, é optar pelo uso de lâmpadas LED, que não utilizam mercúrio e nem causam danos à natureza.
“Existem diversas possibilidades de uso atualmente. As aplicações mais comuns e versáteis podem ser em lâmpadas formato vela, formato mini esfera, formato globo, e fitas de LED substituindo as lâmpadas incandescentes refletoras convencionais”, indica Erika, lembrando ainda que os produtos podem ser instalados como de praxe no teto ou no forro, mas também nas paredes, escadas, marcenaria, áreas internas ou externas.

Só vantagens – além da versatilidade e da economia que possibilitam, lâmpadas de LED possuem bastante vida útil e exigem pouquíssima manutenção. Resistentes a impactos e vibrações, a necessidade de troca é, em média, após 50 mil horas de uso, segundo o Laboratório de Iluminação da Unicamp. Ou seja, sua durabilidade é longa. Thalita e Erika apontam ainda benefícios na rotina, como seu acionamento instantâneo mesmo em baixas temperaturas e o efeito de acender e apagar que não deteriora sua vida útil, em comparação a lâmpadas incandescentes e halógenas. Os modelos em LED estão muito próximos da eficiência das fluorescentes e permitem ajustes na emissão, que tornam a intensidade e a cor da luz mais viva e saturada. Tanta tecnologia já colocou no mercado até mesmo lâmpadas nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Para Erika, um dos destaques é “a possibilidade de aplicar o LED como recurso de decoração, criando cenários e destacando ornamentos. Em museus, por exemplo, em que a radiação ultravioleta danifica peças como quadros e obras de arte, o LED veio para acabar com esse problema e iluminar aquilo que vale a pena destacar”, completa. Fonte: Site Fórum da Construção
Para nós da Eagle Soluções, a iluminação LED representa a iluminação do futuro e uma das maneiras mais econômicas de se utilizar a energia elétrica sem perdas de qualidade na luminosidade dos ambientes. Soluções em luminárias e lâmpadas de LED nós temos. Fale Conosco
Leia também: Economize Energia Com LED
Comments