Subestação de Energia: o que é e como funciona?
- Eng. David Filho
- 4 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

Subestação de energia (SE) são conjuntos de equipamentos de manobra usados para dirigir o fluxo de energia em sistema de potência, elas possibilitam a sua variação através de rotas alternativas, possuindo dispositivos de proteção capazes de detectar os diferentes tipos de falhas que ocorrem no sistema e de isolar os trechos onde estas falhas ocorrem.
Subestação transformadora:
A subestação transformadora elevadora converte a tensão de suprimento para uma tensão maior e se localiza próximo aos centros de geração.
A subestação transformadora abaixadora converte a tensão de suprimento para uma tensão menor e se localiza próximo aos centros de carga ou de suprimento a uma indústria, no final de um sistema de transmissão.

Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento:
É responsável por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornado possível sua multiplicação, além de possibilitar o seccionamento de circuitos, permitindo a energização de trechos de menor comprimento.
Subestação Interna ou Abrigada:
Onde os equipamentos são instalados protegidos do tempo, podendo ser uma edificação ou câmara subterrânea. Podem consistir de cubículos metálicos, além de subestações isoladas a gás.

Subestação Externa ou Ao Tempo:
Onde os equipamentos são instalados ao tempo e, portanto, ficam expostos às condições climáticas que causam desgastes dos materiais componentes, exigindo mais manutenções e comprometem a eficiência do equipamento.
Fonte do texto: Subestações: Tipos, Equipamentos e Proteção – Prof. Paulo Duailibe
Comments